“Treva”

Liberdade daqui a: 923 dias!

Não existe qualquer problema com a imagem!

Caro(a) Leitor(a), o seu monitor, o servidor, a ligação à “net”: está tudo a funcionar bem! É intencional, é assim mesmo: é a Treva!

Geralmente utiliza-se a palavra no plural – “Trevas” – mas não neste caso. Para mim, esta escuridão completa é uma entidade incorpórea, uma força que me esmaga e asfixia, uma presença, uma representação da mediocridade, um abuso, um assédio.

A manifestação pictórica do ponto a que cheguei, obrigado por algo ou alguém: o exacto momento do falhanço total! A desesperança. A ausência de luz. A solidão dos vencidos!

No próximo dia 23 de Março de 2017, pelas 14h45, no Tribunal da Relação de Lisboa, 9ª Secção, sito na Rua do Arsenal – letra G, 1100-038 Lisboa, realizar-se-á a audiência requerida pela defesa do Inspector João de Sousa, objectivando-se debater os pontos da motivação do recurso interposto porque o mesmo não se conformou com o acórdão da sentença do Tribunal de 1ª Instância.

Trata-se de uma audiência igual à requerida pelo Dr. Armando Vara e alguns arguidos do conhecido caso “Face Oculta”.

Contextualização: “Artº 61º do Código de Processo Penal (Português). Direitos e Deveres Processuais. Número 1. O arguido goza, em especial, em qualquer fase do processo, e salvas as excepções da lei, dos direitos de:

    a) Estar presente aos actos processuais que directamente lhe disserem respeito; […]”

Atendendo ao gozo, em especial, deste direito que me está constitucionalmente garantido, e como não posso deslocar-me por meios próprios uma vez que estou preso preventivamente, a minha defesa requereu às Venerandas Juízes Desembargadoras da 9ª Secção às quais foi distribuída a avaliação do meu recurso, a minha presença na audiência.

Num lacónico despacho manuscrito no verso de uma notificação enviada via fax, datado de 9/Março/2017, lê-se: “Não há lugar a renovação de prova, pelo que a presença do arguido não se mostra necessária”.

Não me é permitida a presença num acto processual que directamente me diz respeito!

O(a) Caro(a) Leitor(a), o cidadão português ou estrangeiro, os jornalistas, quem quer que seja que no dia 23 Março de 2017 deseje ver, assistir à realização da Justiça Lusa no Tribunal da Relação de Lisboa pode comparecer, o principal visado não!

A transferência da significação própria de uma palavra para outro significado que lhe convém apenas em virtude de uma comparação mental, é conhecida por metáfora! A “Treva” é também a representação da ignorância a que me votam, o isolamento a que me obrigam!

O arguido preso preventivamente apenas está privado da sua liberdade física, os seus direitos estão salvaguardados, existe igualdade de armas, capacidade para a preparação da sua defesa!

Tretas! Eu sou o maculado corrupto! Eu sou a escória! Eu não tenho nada que invocar os meus direitos!

Não vou falar na audiência, quem fará a exposição é a minha advogada oficiosa!

Não se vai renovar a prova, mas assiste-me o direito de estar presente: não posso comparecer, eles não querem!

A escuridão instala-se, a Treva oprime-me!

Recorre João! Luta! Socorre-te da Lei, das instâncias superiores! Dos Tribunais internacionais!

Reparem como a Treva veio para ficar!

“Inspector ataca Tribunais: João de Sousa queixa-se de desigualdade. Vai recorrer até ao Tribunal Europeu” (“Correio da Manhã”, edição de 13 de Fevereiro de 2017)

Esta notícia resulta de um texto deste blogue no qual exponho a minha frustração por “sair-me” sempre a 9ª Secção (muito antes da polémica dos “sorteios informáticos”) e denuncio o pagamento desigual das custas judiciais! Acrescentei que vou lutar sempre até ao fim, junto das instâncias legais!

Surpreendentemente, ou não, esta 4ª feira sou notificado pela Segurança Social de que foi indeferido o meu requerimento de protecção jurídica, pelo que devo pagar a taxa de justiça e demais encargos com o processo e defensor oficioso!!!

Sabem o que é mais incrível: ainda nem transitou em julgado a sentença! Ainda estou a recorrer! Ainda sou presumivelmente inocente!!!

Querem ver o que é mesmo vergonhoso? Não recebo ordenado desde Março de 2014, data da prisão preventiva! Durante 5 meses do ano de 2015 escrevi para o “Correio da Manhã”, tendo sido remunerado! Desde Janeiro 2016 que não tenho fontes de rendimento, até à presente data! 2014 sem rendimentos, assim como 2016 e 2017! Sabem qual foi o ano que contou (para a segurança social) para o cálculo? Claro, acertaram: 2015!

Recorro das decisões dos Tribunais? Como? Sem dinheiro não há Justiça!

Cama, comida e roupa lavada?

4€: pequeno-almoço, almoço e jantar. É este o orçamento das prisões para os reclusos!

Todas as semanas a mãe da “ninhada” faz mais de 300Kms para me visitar e gasta dinheiro em 1quilo (nem mais, nem menos, conforme o regulamento) de comida: 6 croissants, frutos secos e queijo fatiado!

Todas as semanas são cerca de 80/90 euros! Tenho 3 filhos menores!

A minha mulher, educadora de infância, não está no quadro do Estado. Todos os anos fica desempregada em Agosto, aguardando colocação durante 2, 3, por vezes 4 meses!

Não tenho direito a protecção jurídica?!?

Retêm-me aqui preso, em vergonhoso e notório contraste com outros que em liberdade requerem a reposição de subvenções vitalícias ao Estado; não me permitem trabalhar, sustentar a minha Família, e a mim, que tudo declarei, que sempre cumpri com as minhas obrigações fiscais, que nunca, nunca, pedi a amigos, que tudo o que tenho está “documentado” pela entrada na minha conta conjunta com a minha mulher do dinheiro dos nossos ordenados e da saída do mesmo aquando do pagamento de tudo o que possuo – casa, roupa, carro, viagens – indeferem a protecção jurídica?

Sabem quantos recursos apresentei? Seis (6)!

Manobras dilatórias? Como, se estou preso?!? Quando se está lá fora, em liberdade, nessa condição lucra esgotar prazos: para a semana, dia 29 de Março de 2017, “celebro” 3 inacreditáveis anos de prisão preventiva!

Seis (6) recursos, não foram trinta (30)! Existe uma dolorosa diferença entre recorrer em liberdade ou recorrer preso!

Nunca, repito, nunca, atrasei uma declaração de IRS. Nunca estive em dívida para com alguém!

Tudo o que tenho, trabalhei para o conseguir. Estudei, medrei, demarquei-me dos meus pares e vi recompensado o meu esforço! Sinais exteriores de riqueza? Maldade, mediocridade, inveja, pequenez de quem coordenou a investigação!! Tenho tudo documentado! A única coisa que arranjaram para me condenarem foi uma “promessa”!

Mais do que impossibilitarem-me de lutar pela minha inocência (e pela primeira vez o digo: a minha inocência! Qual corrupto, qual merda!!!) cerceiam-me, impossibilitam o acesso às armas para defender a minha Honra. Estão a manietar, impedindo-me de lutar por aqueles que amo, por aqueles que estão a sofrer e a passar necessidades: a minha “ninhada”!

Sempre pautei o meu comportamento e acções como se as únicas vítimas dos meus actos fossem uma única pessoa: eu!

Neste momento os meus filhos, a minha Família, passam necessidades!

É o preço a pagar pelos meus crimes?!?

Quais crimes? Onde está a corrupção?!? Todos os comentadores, do Ministério Público a advogados, dos Juízes ao cidadão comum, são peremptórios: a corrupção é o crime mais difícil de provar!

Bolas! A facilidade com que me condenaram por uma promessa de vantagem patrimonial futura é incrível!

A Treva, o desespero!

Daqui a 132 dias, 29 de Julho de 2017, termina o prazo máximo para a minha prisão preventiva (3 anos e 4 meses)!

Hipótese: a Relação mantém a pena de 5 anos e 6 meses mas a minha defesa recorre para o Tribunal Constitucional e eu saio em liberdade, mesmo que volte passados alguns meses a “Ébola”!

Como vou recorrer sem disponibilidade económica?

Temo o Futuro dos meus! Eu aguento mais 2 anos e 6 meses, não aguento o definhar da minha Casa!

O desespero, a Treva!

Eu sei que tenho razão, “eles” têm TUDO!

10 mil milhões sem fiscalidade. Gestores que não desejam apresentar declarações de rendimentos.

Milhões transferidos ou transportados na bagageira de um carro!

Bréu. Treva.

Para a semana este espaço atingirá 350 000 visitantes em 2 anos e 5 meses de existência!

Mais de 100 000 leitores anuais! Já fizeram a proposta: “Disponibiliza o espaço para publicidade, lucras monetariamente!” Conquanto por vezes apareçam anúncios, eu não permiti, nem lucro com isso!

Este espaço é o meu património escrito, a prova do que pensei, hesitei, fiz!

Um leitor (ou leitora) na passada semana deixou um comentário dizendo que era por causa dos textos que escrevo que ainda estou preso. Creio que tem razão!

Hesito. Duvido. Estou só, na Treva, manietado! Nunca pensei que isto fosse possível!

Churchill: “Sucesso consiste em seguir de falhanço em falhanço, sem perder o entusiasmo!”

Quantos falhanços? Dez, vinte, alguns, muitos, poucos? Treva, preocupação, dor!

Força, João! Lembra-te de David contra Golias!

O Estado contra ti, o “Sistema” contra um só: tu! Mas nem uma funda, uma pedra, é-me permitido ter!

Como provar a minha “pontaria”, colocando a pedra na fronte do filisteu Golias, se não permitem a minha presença no “campo de batalha”?

Não! Não sou David! Sou Mársias, o sátiro da mitologia grega! Conhecem a história?

Mársias desafiou Apolo, deus da música, para um concurso musical com flauta. Propalou o soberbo Mársias ser mais virtuoso que o deus. Ficou acordado que o vencedor poderia tratar o vencido como desejasse.

Apolo venceu! Para castigar Mársias pela sua desfaçatez, arrogância, presunção, atou-o a uma árvore e esfolou-o vivo!

Ataram-me! Esfolam-me vivo! Quando um leopardo morre deixa a sua pele, um homem a sua Honra! Estou na Treva moribundo!

Esfolam-me vivo! Sujeitam quem amo à precariedade… Treva. Desespero. Hoje, lamento, sinto-me derrotado! Lamento, meus amores!

18 comentários sobre ““Treva”

  1. Caro João de Sousa, não o conheço de lado nenhum, nunca consigo cruzei a não ser neste espaço. Antes de mais, compreendo todo o seu desalento e tristeza e, quando isto se passa consigo que ainda pode clamar pela justiça que lhe é feita, imagine-se o que se passa com o cidadão anónimo e é esse o meu maior receio.Continuei a clamar, “gritar” bem alto que o dia da liberdade há-de chegar. É muito triste ver o que se passa com os seus, mas “por detrás de um homem há sempre uma grande mulher” mas a sua não está atrás, está ao lado, passo a passo nesta caminhada bem sofrida. Para concluir, a nossa “justiça” anda pelas ruas da amargura, será que está a “beber” da justiça Brasileira da qual agora desejam copiar as delações premiadas?. Toda a sorte do mundo e, acima de tudo saúde para si e para os seus. Um abraço

  2. Força aí, caro João! Espero que continue a luta. E continue sempre a esforçar-se por demonstrar que tem saber da média. Sim, Churchill tinha razão, um dia vai ver que sim! Saúde e boa sorte.

  3. “Tudo passa…chuva passa, tempestade passa, até furacão passa. Difícil é saber o que sobra”
    Millor Fernandes
    Desejo que sobre de tudo isto, de toda esta teia de maldade um homem mais forte (homem aranha) e uma família unida. Não é fácil…só você sabe o que sente, mas deve ser uma grande revolta e um sentimento de impotência sem fim…(impotência no sentido de atuaçao apenas, desejo também que tudo o resto continue a “funcionar”…)Veja se continua a colocar o seu humor nos seus textos…essa é uma característica sua que aprecio…feche os olhos … podem tirar-lhe tudo menos o seu pensamento que é livre e pode voar para onde você quiser…basta querer!

  4. Caro Inspector mesmo que o seu processo tivesse sido distribuído à qualquer outra secção que não à nona, o resultado seria igual. Esta é a minha opinião, e esta vale o que vale.
    O senhor está marcado!
    Portugal é muito pequenino mas com áreas imensamente desiguais.
    A justiça é uma dessas áreas.!
    Veja a benevolência com que a justiça trata Sócrates. O mesmo Sócrates que incomodou o mundo judiciário, com especial destaque para as mordomias (rendas de casa e férias) dos juízes. Este comportamento diz muito do Portugal democrático, onde a justiça é forte com os fracos e titubeante, obediente com os fortes.
    Admitindo – repito, admitindo – que Sócrates, Salgado, Vara e outras figuras gradas da saudável democracia nacional sejam considerados culpados nos respectivos processos que correm, acredita o Inspector que em Portugal existe algum juiz com coragem e livre de pressões para julgar – e se for o caso de condenar – tais figuras?
    Estes democratas têm imensos satélites a girarem à sua volta, que lhes criam um anel de protecção.
    O Inspector tem apenas a sua ninhada, que para si será a sua galáxia.

  5. Desejo-Lhe BOA SORTE. Apesar de não ser admirador de policias e seus satélites, tento compreender a S/ situação comparativamente a outras. Neste País outra coisa não é de esperar. FELICIDADES e BOA SORTE

  6. Caro Inspector. Continuo a seguir semanalmente as suas cronicas e mais uma vez confesso a minha perplexidade com o que consigo se passa.
    Não questiono, por desconhecimento dos factos, a sentença que ditou a pena que lhe pretendem aplicar.
    Revolto-me sim como cidadão na desigualdade com que a justiça o tem “premiado” relativamente a tantos, tantos casos seguramente muito mais graves do que o seu ( assumindo que o seu o é ) e que através de todo e qualquer expediente se despegam dessas masmorras em o Inspector se encontra desterrado há tantos anos. Eles são políticos ( paletes como o outro dizia ) são directores de serviço, ex ministros, altos quadros da magistratura, inspectores da Polícia Judiciária, empresários, ex banqueiros de carreira política, etc….
    Todos cá fora!
    Sabe Inspector, a democracia é útil e preciosa aos povos com formação.
    Portugal passou de um regime talvez caduco e envelhecido para uma democracia plena; e não estava preparado;, temos um país falido, uma ” Justiiça ” impreparada, um clientelismo nunca visto, etc….
    Estou solidário consigo. É uma vergonha o tratamento que lhe tem sido destinado pelos agentes, de investigação e tribunais. Errar é possível!
    Pagar pelo erro é justo; mas façamo-lo com equidade.
    Só entendo a perseguição feroz que lhe é feita como resultado de um ódio animalesco I contido por parte de quem administra a Justiça.
    Boa sorte e lembre-se que Você está preso aí dentro e nós os incautos da Justiça por enquanto estamos presos aqui fora.
    Cumprimentos,
    Fernando Pimenta

  7. Desculpe a minha sincera e modesta opinião Sr. Inspector, mas a sua advogada tem que se insurgir!! Tem de ser acima de tudo, profissional, seja oficiosa ou não, mas sem receios, com fibra e coragem, aquilo que não lhe falta a si. Tem até nas suas mãos o que muitos advogados expetam, uma oportunidade, o “caso” que os faz saltar do “anonimato” e destacar-se dos demais…
    De que está a Sra. Dra. à espera de “aparecer”, denunciar, protestar, aparecer nos orgãos de comunicação social (na TV!) e propalar toda esta trapalhada, esta vergonha discrepante, à qual tem sido sujeito?!
    Força e boa sorte para quinta!

  8. Inspector Joao já falta pouco para que se extinga o prazo maximo de PP. Abraçou uma causa, mesmo sabendo que prejudicaria mais a sua familia. Agora nao dê sinais de fragilidade porque isso é o que os seus inimigos querem ver. Lute até ao fim, com sentido de humor, se possivel. Eu sei que custa, você sabe que já custa muito mas é nestes momentos que temos de puxar pelo que julgamos nao ter. Hâ sempre mais na resistência. Cá fora, em liberdade, pode e deve continuar a luta. Acredito em si, na sua força, na uniâo da sua familia e na felicidade que ainda pode viver com todos os seus. Carlos

  9. Cai cão, é uma chatice não poderes desenterrar o ouro não é?
    Se humilde, e enquanto corno pede ao gordo que come a Carla para ajudar nas contas, não é só dormir e sair pela fresca.
    Tu, um ladrao corrupto que sempre entregou a declaração de IRS dentro do prazo… palhaço!
    Morre aí enterrado ladrao!

    • Com juízes como o Carlos, procuradores como a Joana e polícias como o “Carrasco”, fico muito preocupado; estamos na mão de um bando de psicopatas, capazes de trucidar um cidadão e ainda sentir prazer nisso! Mau demais para ser verdade!
      Força João Sousa!

      • Totalmente de acordo com o comentário do Sr.
        Este autodenominado “CARRASCO”, é a imagem da maioria dos policias e seus satélites

    • Será que o tal gordo anda lá pela casa do Carrasco? por vezes a dor de corno é lixada. Se é Bófia, pertence à velha escória, barrigudos, analfabetos e acima de tudo invejosos de alguém com cultura que os faz parecer umas moscas das tais que se juntam em “saboroso banquete”.

  10. Caro Inspetor João de Sousa,
    Não é apenas a imagem que é negra, escura é todo o conjunto (imagem + texto).
    É a “voz” de um homem que ecoa como a de um povo.
    É um “gritar” por uma justiça que parece forçada a não existir.
    É um sentimento generalizado de perda.
    Contudo lembre-se, originária da mitologia grega existe a fénix que renasce das próprias cinzas, possuidora de uma inigualável força.
    Eu acredito em si, em todas as suas extraordinárias capacidades e na sua inocência.

    Cumprimentos,

  11. Sr. João já não vinha aqui há algum tempo a esta parte. O seu blog inquieta-me, incomoda-me, e se um dia destes eu cair numa situação destas ? É que estes Agentes (juízes, procuradores, Polícia etc), que eu posso contar ? Estarei então perdido, como parece que o Sr. realmente se encontra.
    Perturbador este seu espaço, percebo que haja muita gente incomodada consigo. Tanta fragilidade, do sistema que aqui foi exposta a nu. Está a pagar caro por isso.
    Nem sei o que mais dizer. Nunca pensei que a justiça de um País que eu pensava ser democrático….não fosse ela democrática.

  12. Sr João de Sousa,todas as semanas venho aqui ler os seus textos e respetivos comentários. Algumas vezes tenho deixado aqui umas palavras de consolo e de apreço pela sua luta.Hoje ao lê-lo,um simples conselho…escreva ao Presidente da República,dê a conhecer a sua história,pode não ter nenhuma relevância,mas não custa nada tentar…Como diz o sr Pedro Ferreira,a sua advogada que vá para a CS,para as TVs e faça “barulho” com a sua situação…Desejo -lhe muita sorte e que “alguém”,com Poder , se lembre de si ,e do que está a passar, e da sua familia também.Um bem haja.

  13. Corrupto conta como pagas as dívidas? De onde vem o dinheiro? Será que está gente é cega. Como alguém que diz que não tem dinheiro e não recebe ordenado paga mensalmente as despesas? De onde vem o dinheiro? Antes de ires para a prisão dizias na Pj que os teus pais eram ricos e por isso tinhas a vida que tinhas. Agora é o quê?…tanta mentira….. aqueles que te defendem cegamente estejam descansados, quando o criminoso sair da prisão terá uma boa vida. Está tudo tratado…… existe alguém cá fora que paga tudo em troca deste bandalho manter o seu nome em segredo…

Deixe um comentário

