“Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é …”

Prisão Preventiva: 2 anos, 2 meses e 22 dias !!!

– Se até às 18h00 a Dra. Sónia não te ligar, liga tu e pergunta-lhe como foi! Quantos anos pediu a Procuradora! – eu, no dia 16 de junho, quinta-feira, horas antes do momento esperado, às 7h50, durante os meus 5 minutos diários de contacto com a minha mulher.

– Está bem! E o que é que achas? – ansiosa.

– Não sei, minha querida … – impotente!

Ouve-se o sinal sonoro de aviso: temos somente mais 20 segundos …

– Dá beijo à “ninhada”, beijoca para ti! – agora eu ansioso.

– Beijo! Até amanhã, tem calma! – cai a chamada!

“9h26. 16 Junho de 2016. 35ª Sessão. Cela do Tribunal do Seixal: a aguardar!”

Este é o registo que mais uma vez faço no “Diário de um Julgamento”.

“10h30. Sala do Tribunal: início da sessão”.

Depois de esperar uma hora e quatro minutos nos calabouços do Tribunal do Seixal, no “aposento sombrio e triste” onde pela 35ª vez fui colocado, após os dois a cinco minutos gentilmente concedidos pelo Tribunal para falar com a minha defensora, fui informado pela mesma que ainda não era desta que ia saber o que a Acusação deseja para o meu futuro.

– Sr. João, ainda não é hoje. Vão ser ouvidos os peritos que fizeram a segunda avaliação do ouro apreendido; acho que esta segunda avaliação também não foi feita correctamente!

Lamento! – também impotente a minha diligente defensora.

O meu primeiro pensamento: os meus, em casa, ansiosos, expectantes.

Pensamento seguinte: a imagem da Coordenadora Maria Alice em habitual paroxismo histérico a gerir o Departamento de Setúbal, a coordenar investigações que se revelaram autênticos casos de estudo ilustrativos de “como não fazer”: “Freeport”, “Caso Meco” e agora o “Caso do Ouro envolvendo o Inspector João de Sousa”!

Exemplo vivo de deplorável trabalho de calafetagem (“introdução à força, nas junturas, buracos ou fendas de uma embarcação, para impedir penetração da água”) a investigação por si coordenada, como outras, encontra-se agora – 4 anos após o seu início, agosto de 2012 – entupida com estopa, sendo que o chumaço que entulha o Julgamento não é nada mais que a incompetência alarmante da Sra. Maria Alice!

4 anos após o início da investigação, 2 anos, 2 meses e 22 dias após ser decretada a prisão preventiva de 5 pessoas (recorde nacional de prisão preventiva!) ainda se discute a idoneidade de uma diligência de importância capital para a Acusação, as alegações finais do Ministério Público e a defesa dos arguidos.

Como é possível acusar com exactidão e cientificidade, com sustentação em provas periciais, arguidos acusados (entre outros ilícitos) de branqueamento de capitais, quando a perícia que permitiria uma sustentação fáctica, por negligência e incompetência se veio a revelar um elemento de prova fictício!?

Numa das conversas mantidas via telemóvel com um profissional dos “média” portugueses, uma daquelas que não relevaram para os autos, o sujeito questionou-me a propósito do desfecho do “Caso Freeport” se a Coordenadora Maria Alice era corrupta. Eu de imediato respondi que não achava que a mesma o fosse, acrescentando: “Meu caro, corrupta não, mas incompetente sim!”

O que agora se observa só vem confirmar a minha apreciação da Sra. Coordenadora!

Estou há mais de um mês em “banho-maria”, sem qualquer responsabilidade pelo estado em que estou, tudo porque a incompetência escandalosa de quem investigou e do Procurador que tinha a seu cargo a investigação a isso me obrigam!

E os peritos que foram inquiridos na quinta-feira, 16 de Junho de 2016?

Deixo-vos aqui as “pérolas”!

Foram os três inquiridos ao mesmo tempo! Sim, os três sentados e inquiridos na presença uns dos outros. Dois senhores e uma senhora!

A Meritíssima começou por informar que, como o tempo já era pouco (relembro que a 29 de Setembro de 2016 esgota-se o prazo da prisão preventiva), somente alguns lotes do material apreendido foram alvo da perícia. Mais uma consequência da incompetência da Sra. Maria Alice e do digno Magistrado do Ministério Público responsável pela fase de inquérito, Dr. João Davin.

“É do interesse dos arguidos que a Justiça seja célere!” – a Meritíssima com muita razão.

Célere, profícua, proficiente, científica e capaz (acrescentei eu mentalmente).

Oiçam os peritos:

“Tendo em conta o pouco tempo de que dispúnhamos … a perícia foi baseada na anterior!”

“Não confirmámos, mas geralmente é prata fina!”

“O tempo de que dispúnhamos não dava para mais …”

“De meia dúzia de grãos, sim” – quando questionados sobre se tinham realizado perícia a todo o material apreendido.

“Existem arredondamentos nos valores por vós apurados? Para cima ou para baixo? E onde está isso referido no relatório da perícia?” – uma das advogadas.

Resposta do “colégio de peritos”: “É possível … por excesso e … por defeito … mas será só de 1 euro … – desvalorizando a gritante falta de rigor, quando o rigor foi requerido!

E agora, o ponto mais alto da prestação dos peritos!

Antes contextualização: a lei nº98/2015, de 18 de Agosto, aprova o regime jurídico da ourivesaria e das contrastarias.

No seu artigo 47º (Actividade de avaliador de artigos com metais preciosos e de materiais gemológicos) : […] nº2 – O avaliador de artigos com metais preciosos e de materiais gemológicos está obrigado a observar as seguintes regras:

[…] b) Possuir a aparelhagem necessária ao exercício da profissão […].

Após questão colocada por um dos causídicos: “Não dispúnhamos de material apropriado!”

Após uma questão técnica colocada pelo mesmo causídico sobre o material pericial utilizado, nomeadamente as balanças de precisão: “Não sei!

E remata a Meritíssima, com razão: “Se fosse uma perícia exaustiva chegávamos a Setembro e ainda não estava realizada!”

Se tivesse sido realizada aquando do momento próprio, de forma competente, não estávamos aqui a falar disto nem a acelerar processos, porque depressa e bem não há quem! Quer dizer, talvez a Sra. Maria Alice com os seus 36 anos de experiência consiga fazê-lo depressa e… mal, como se verifica – pensei eu no momento.

É assim o meu Julgamento! É assim a nossa Justiça! Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é…

Mas este é o mais fabuloso dos Julgamentos: enquanto todos, incrédulos, assistíamos às declarações do “colégio de peritos”, oiço ressonar! Sim, Caro(a) Leitor(a): ressonar na sala do Tribunal!

Olho para trás e vejo um indivíduo do sexo masculino, queixo encostado ao peito, tombando ligeiramente qual Torre de Pisa, com as bochechas descontraídas, sereno, assemelhando-se a um barroco querubim mimoso, repousando.

Atrás desta figura o guarda-prisional, em sentido; a desmanchar-se a rir, pedindo, com olhar suplicante, para eu nada dizer…

Tive que pedir para sair e ri a bom rir no exterior da sala. Eu e os guardas prisionais!

Esta semana recebi uma carta na qual constava uma citação do mestre Umberto Eco, acho que ilustra o momento anteriormente descrito: “ No meio das trevas sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e felicidade. Então procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim. Creio que a própria vida é o único segredo.”

Mas não esqueçamos que tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é …

Quinta-feira, 16 de Junho, já em “Ébola”, sem saber, mais uma vez, o que a Acusação tem reservado para mim. Ligo a televisão; RTP1:

“Carvalhão Gil, o espião português, após 10 dias na prisão de alta segurança de Monsanto, está em casa com pulseira electrónica, vendo assim desagravada a sua medida de coacção”!!!!

Como?!?

“Expresso”, 10 de Junho de 2016: “Nem os procuradores […] nem o Juiz […] se deixaram convencer pelos argumentos do suspeito e determinaram que ficasse em prisão domiciliária justificando essa necessidade com o elevado perigo de fuga […]”

Como!?!

“A P.J. descobriu 35 mil euros guardados em casa do suspeito além de documentos classificados, incluindo da NATO, que não deviam ter saído das instalações do SIS […]”

Como!?!

“Indiciado pelos crimes de espionagem (5 a 15 anos de pena), violação do segredo de Estado (3 a 10 anos de pena) e corrupção passiva (1 a 8 anos de pena)!

Apanhado em flagrante delito: “toma lá a informação, dá cá os 10 mil euros”!

Falta ainda apurar se existem mais agentes do SIS que tenham auxiliado Carvalhão Gil!!

Como!?!

Na minha Acusação, o Dr. João Davin afirma que eu sou o sonho de qualquer associação criminosa, como que uma “toupeira” infiltrada nos círculos de decisão formal e informal; acrescenta que eu tenho uma “rede fantástica” de contactos, supõe-se que não encontraram nada que me incriminasse aquando das buscas domiciliárias porque tinha sido avisado antes, logo, teria indivíduos, no interior do sistema Judicial, que colaboravam comigo!

Perigoso “Mentalista”, manipulador, autêntico “cromo” de um romance de Le Carré, com perigo de fuga porque realizei formações no estrangeiro, com perturbação de inquérito, da ordem e tranquilidade públicas porque influencio testemunhas através da minha escrita e entrevistas, acrescido do facto de ser muito provável ser condenado e, por o saber, fugir e, não esquecer, como conheço os mecanismos da pulseira electrónica, aproveitar uma janela de oportunidade tecnológica e fugir, estou preso preventivamente há 2 anos, 2 meses e 22 dias, mas o suposto espião Carvalhão vai para casa!

Como é isto possível… esperem… lê-se ainda no “Expresso”: “[…] Os 10 mil euros serviriam, alegadamente, para o português pagar a um produtor local de azeite […]”.

Ah! Sendo assim, está bem! Já percebo: o meu problema foi não ter sido detido em flagrante delito, os meus arguidos não terem dado dinheiro à minha pessoa, não possuírem documentação reservada à P.J. e de eu não gostar muito de azeitonas porque provocam-me borbulhas! Sem esquecer que o Carvalhão não deve ser condenado!

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é …

Para terminar, na mesma edição do Jornal “Expresso”, a Dra. Maria José Morgado, na sua crónica “Justiça de perdição”, onde escreve sobre Justiça, muitas vezes sobre corrupção, sobre as vantagens da “delação premiada” e a falta de meios, pode-se ler: “[…] A saudade das aulas trouxe-me a recordação do meu antigo professor de “cycling”. Lembro-me do esmero da depilação das pernas, tronco e braços do professor, um ciclista veterano, a maneira como ostentava a definição dos músculos, a velocidade, a pele a brilhar do suor abundante. Havia um fascínio de força traduzido naquilo tudo […]”

Como!?!

Temos que ser honestos intelectualmente: assim descontextualizado, parece algo retirado das “50 sombras de Grey”; isto tem um contexto e eu não vou fazer o que fez o Ministério Público com as minhas escutas… mas à primeira vista…

À primeira vista, tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é …Coprologia !!!

 

P.S. – Reservem os festejos, uns e outros, aguentem as apostas, as alegações da Acusação realizar-se-ão terça-feira, 21 de Junho de 2016! Assim o espero!

25 thoughts on ““Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é …”

  1. Já falta pouco para o entalanço final… a justiça tarda mas não falta!
    Gostei da forma como contaste o que lá aconteceu, só contas o que os advogados de defesa disseram, coitados, para cumprir a sua função. Alguns! Porque já há quem nem nada diga… Mas conta o que falou o MP, conta que a juíza está mais do que satisfeita com a perícia que chega e sobra para vos entalar a todos.
    Não podes só contar parte e tentar ludibriar est gente que aqui vem te seguir. Conta que saíste da sala porque te borraste! E que os guardas se riam da tua cara… Tanta conversa e afinal é só tretas!

    P.S. Devias ter olhado para a outra porta do lado, estava lá eu para te dar um beijinho.

    • Carrasco
      Ele vai ser condenado em 2 anos de cadeia, pelas consultas que fez nos computadores da PJ.
      Sobre o restante vai ser absolvido e vai sair em liberdade !
      Como é a 1° vez que um inspector é condenado por vasculhar informaçao confidencial fora do âmbito da sua actividade, vai abrir um precedente.
      Portanto, outros colegas dele podem vir a ser condenados pelo mesmo crime para se pôr ordem na casa.
      Disse !

  2. Permitam me uma pequena alteração na letra do grandíssimo Aníbal Nazaré, mas vão perceber o porquê.

    Perguntaste-me outro dia
    Se eu sabia o que era o sistema
    Disse-te que não sabia
    Tu ficaste admirado
    Sem saber o que dizia
    Eu menti naquela hora
    Disse-te que não sabia
    Mas vou-te dizer agora

    Almas vencidas
    Noites perdidas
    Sombras bizarras
    Na Gomes Freire ou em Setubal
    Canta um rufia
    Choram “guitarras”
    Amor ciúme
    Cinzas e lume
    Dor e pecado
    Tudo isto existe
    Tudo isto é triste
    Tudo isto é…

  3. P.S

    Dada a hora tardia do comentário do meu amigo carrasco, deduzo que esteja de piquete. Até aqui tudo muito bem, mas vê lá é se para a próxima avisas com antecedência, para aqui o Griff fazer uma incorsão (penetração súbita em território inimigo) junto da nossa mulher.
    Aposto que esboças uma erecção sempre que falas ou pensas no Jean

      • carrasco, estes gajos são mesmo parvos não são? Andam pra aqui a dizer que és corno, que comem a tua mulher quando estas de Piquete etc etc mas o que eles não sabem mesmo é que tu te estás a cagar para isso tudo porque tu gostas mesmo mesmo é de mamar um bom nabo mas rezas todos os dias para que ninguém na bofia saiba.
        Veremos amanhã o que o MP dirá para o Jean mas uma coisa é certa, mesmo após isso ainda virá depois o que a juíza dirá e os recursos etc etc…. Quanto a ti já não há qualquer recurso. Estás já condenado a passar o resto da tua vida a ser o triste recalcado que és, a sonhar com os gajos que querias que te comessem essa peida mas que nunca tiveste coragem de te assumir enquanto que a tua mulher tem que se ir aviando nos griffs que vão aparecendo e lhe vão mudando o óleo enquanto tu estás em diligências fora e nos piquetes. Só esperamos é que um dia destes não acabes numa discoteca gay aos tiros contra aqueles que assumiram ser aquilo que tu és mas que não tens coragem de assumir.

  4. A massagem da próstata tem-se provado benéfica na melhoria do tamanho e duração das ereções. Mantêm esta glândula saudável e atinge os orgasmos mais intensos que qualquer homem poderá experienciar!
    Eureka! Eureka!
    Carrasco, a solução para um dos teus problemas é uma massagem! Já os outros problemas, creio não terem solução.

  5. Carrascú, carrascú….
    Nem sabes o bom serviço que prestas ao gajo que odeias ao vires pra aqui com todas as merdas que já escreveste. É que tu és a prova provada de que dentro da PJ havia muito ódio ao Jean que se traduziu numa “investigação” de merda. A isenção etc foi com o caralho quando te lemos otário. E esqueces que também as juízas e MP lêem o que por aqui se escreve otário. És tão otário. Otário, gay escondido no armário e corno manso que quando chega a casa do Piquete tem um cheiro estranho nos lençóis. Será catinga?

  6. Se esta corja dentro da PJ se trata assim, se é esta a solidariedade que há naquela instituição, se está servida de gente que nada vale, nada presta, nada sabe e são amadores, como é que processos/investigações podem ter alguma credibilidade e os seus resultados? tudo isto é triste, tudo isto é m….
    Quando alguém (caso verídico) vem falar nos cornos alheios e porque já se sente um alce.

  7. Sinceramente são degradantes os comentários que passam por aqui,isto está a levar um caminho que não interessa a ninguém,começou muito bem com pensamentos , desabafos e relatos de situações vividas na prisão por alguém que tem todo o direito de se defender,agora não pode,nem deve atacar impunemente e ser atacado levianamente,por favor quem gere a página nivele a linguagem,não há necessidade de tanta baixaria!

  8. Julia Maciel e magui ou a mesma coisa que dizer “carrasco”.
    Oh paneleiro de merda já te andas a fazer passar por gajas para te credibilizares?
    Com que então nunca insultaste aqui ninguém meu Cabrao???? Tem calma corno que os dois IPs que usas já cá estão. A seguir vais saltar da toca vais ver. Veremos depois quem serão os verdadeiros carrascos. Corno!

    • Lamento que a senhora tenha ficado com a visão perturbada por ter o seu marido preso. Acredite que até estava solidária consigo sobretudo pelas crianças, pois sei que é criar filhos sozinhos não deve ser fácil.
      Mas depois desta ordinarice e enxovalho que a senhora aqui deixa aqueles que discordam de si ou do seu marido, nada mais me resta dizer senão aconselha-lá a refletir muito bem. A única pessoa com capacidade para ver ip’s é o administrador do site, logo a senhora mostrou a sua cara. Da minha parte não tenho nada a esconder, trabalhei 30 anos em instituições internacionais e nunca fugi de dar a cara às minhas opiniões e sobretudo a ajudar muita gente. Mas há uma coisa que nunca fui: nem carrasco. nem ordinária.
      Cumprimentos

  9. Olhem o nível,,, Como é que isto descambou para a vulgaridade.
    Por mim dou por terminada a vinda a este blog.
    Tenham vergonha…
    Boa sorte Sr, João de Sousa

  10. És tão aldrabao mas ao mesmo tempo és um cagado. Já estás borrado? Tens razão para isso corno. És um reles imundo porco nojento pila-murcha triste cujo o destino só pode levar a Évora.

  11. Senhor ou Senhora administrador do Site, por favor ponham cobro e esta bandalheira, já chega de baixo nível. Qualquer comentário fora do contexto e ordinário deverá ser banido (não é censura) é uma questão de sanidade mental.
    Difamar uma mãe é algo de escabroso.
    Quanto ao Sr.João de Sousa, vamos aguardar o que vai sair do Seixal se um bom “jogador” ou mais um fiasco.

  12. Nada que já não fosse previsível os prós e contras a que alguns chamam de bandalheira. Sinceramente não é o vocabulário que me choca, pois só retenho o que quero, mas sim o “espirito” da coisa. E a coisa resume-se a uma instituição da soberania portuguesa.

    Alguns , de forma ingénua, ( a meu ver), questionam como se chegou até aqui acho que a resposta está no inicio deste blog, no primeiro dia de emissão. O facto de ter havido quem necessitasse de o fazer foi o caminho para chegar até aqui.
    Há uma sábia sentença que sempre ouvi em casa desde muito pequena : de policias e ladrões mantém sempre a distância e cordeiros não caçam lobos.
    Injusto… talvez mas sensato, o conceito.

    Para mim é claro que nesta questão , como em muitas outras da vida, que já conheço à uns bons e largos anos, o menos culpado terá vantagem em ser o mais injustiçado. Nisso reside a salvação. O resto são cães… Apocalipse 22:15

  13. Antes de mais, acho que o João ficou bem na foto deste Post…. reflecte o tipo de pessoa que é. Independentemente de ser culpado ou não, não me parece correcto vir para aqui falar mal de tudo e de todos (policia, tribunais, etc). Se a justiça funciona assim tão mal porque nunca denunciou? Porquê só agora? Porque lhe toca a ele? E quando tocava aos outros que eram detidos? Aí era justa? Não percebo nada de como as coisas funcionam na polícia, mas essa tal Dr.ª Maria Alice era directora e era ela que investigava? Então o que fazem os agentes ou os inspectores? Até percebo que alguns colegas do João aqui venham falar mal dele, se ele for culpado. Também trabalho numa empresa que atende público e é muito desagradável alguém dessa empresa fazer algo de grave e todos ficarem mal vistos perante a opinião pública. Como se isso não chegasse,o João ainda vem para um blog apontar tudo o que são podres da polícia. Resumindo, uma pessoa faz uma asneira, mas quem fica mal visto são os outros. No entanto, não precisavam de ser ordinários e ofensivos, como têm sido. Era bonito ver o João, enquanto estava a trabalhar na instituição denunciar o que estava mal. Nesta altura fica a dúvida do que é verdade…. Parece uma discussão de putos: tu és feia…. feia és tu…. e tu és gorda…. etc. Ainda não consegui perceber quem fala verdade e quem está “picado”. Acho que como alguns já sugeriram, a cópia da acusação ficava bem aqui

    • Pois é, uma coisa é a acusação outra é a prova que essa dita cuja tem que apresentar. O “outro, o ex-44” já foi “julgado” e condenado na praça pública, mas até agora ainda não saiu nenhuma acusação….que raio de coisa esta.
      No caso aqui do inspector há uma coisa que tenha a certeza absoluta ele tem um QI muito acima da média dos PJ que por aqui “vomitam” vamos a ver se lhe serve para alguma coisa mais. De qualquer forma, só lhe desejo SORTE.

Deixe uma Resposta

